Introdução à pesquisa realizada na Universidade da Califórnia

Raz Ingrasci é presidente do Hoffman Institute (EUA) e diretor do Hoffman Institute International.

O Processo Hoffman da Quadrinidade é um programa que ajuda pessoas a se tornarem a principal força criativa de suas vidas. O Processo é conduzido com respeito, integridade e interesse carinhoso por cada participante. No Hoffman Institute, a nossa aspiração tem sido a de permanecer a par da pesquisa em nosso campo e procurar basear nossas práticas em conhecimentos científicos correntes. Essa postura reforçou nossa capacidade de ajudar pessoas a mudar comportamentos auto-sabotadores, indesejados e repetitivos em suas vidas.. O estudo científico do Processo Hoffman da Quadrinidade é importante porque reflete fielmente o nosso trabalho e informa os seus benefícios de maneira objetiva ao público.

O Processo Hoffman da Quadrinidade é um programa vivencial de educação para adultos. É holístico no sentido de abranger todas as quatro dimensões do ser — isto é, o intelecto, as emoções, o corpo físico e o espírito —, em um curso habilmente estruturado. A aprendizagem abrange todos os aspectos do ser, disso resultando uma experiência profundamente integradora. Embora a pesquisa atual demonstre benefícios terapêuticos, o Processo não é uma terapia nem um tratamento médico. Os participantes buscam principalmente crescimento pessoal, aprendizagem que os transforme e uma mudança positiva em sua experiência diária de vida.

Nos últimos trinta anos, descobrimos que o Processo Hoffman é compatível com, virtualmente, todas as práticas espirituais ou religiosas, com as modalidades terapêuticas mais utilizadas. Complementa e em nada contesta outros métodos de crescimento e mudança pessoal.

Em 1998, o Hoffman Institute (EUA) contratou Ron Meister, Ph.D., como diretor de Pesquisas Administrativas. Na qualidade de presidente do Hoffman Institute, eu estava interessado em uma avaliação do potencial de pesquisa no Instituto. No ano seguinte, o Dr. Meister conversou muito com instrutores e membros da diretoria, entrevistou participantes do Processo, compareceu a várias sessões e até participou de algumas. Ele percebeu dois temas comuns na comunidade Hoffman: o Processo era descrito como extremamente proveitoso; e os participantes acreditavam que esses ensinamentos promissores deviam ser compartilhados com uma população mais ampla.

O relatório do Dr. Meister, apresentado a seguir, esclarecerá o status atual da pesquisa em 2003. Informará sobre como os pesquisadores vêem e compreendem o funcionamento do Processo. Os interessados em pesquisa científica darão o devido valor aos muitos anos de dedicação empregados para completar a sua tarefa. Do meu ponto de vista, fiquei excepcionalmente satisfeito com o fato de que os milhares de relatos positivos que ouvi ao longo dos anos, estejam à disposição em estudos objetivos realizados por ilustres psicólogos da Universidade da Califórnia, em Davis. Agradeço ao Dr. Meister por ter catalisado o projeto, e aos Drs. Michael R. Levenson e Carolyn M. Aldwin por perseguir a verdade por meio da ciência.