Wilhelms-Universitaet: O Estudo Windhausen (1995-1997)
Em 1998, recebi uma subvenção particular da Mental Insight Foundation (fundada pelo falecido Bill Kimpton, conhecido empresário do ramo hoteleiro, de São Francisco) para escrever uma sinopse em inglês de uma dissertação de pesquisa sobre o Processo Hoffman da Quadrinidade realizada pela Dra. Christiane Windhausen, publicada em janeiro de 1997 na Westfaelisch Wilhelms-Universitaet, Münster, Alemanha. O trabalho era intitulado Veraenderte Selbst-Bilder: Eine kontrollierte Efektivaetsstudie mit Katamnese zum Quadrinity Prozess (Mudando Autopercepções: Um estudo controlado de eficácia do Processo da Quadrinidade). Completei a sinopse em fevereiro de 1999, em inglês, com o título: Christiane Windhausen’s Dissertation Research — Veraenderte Selbst-Bilder: A Longitudinal Study and a Look at Self Esteem Changes After the Quadrinity Process.
O estudo de Windhausen tinha como tema e objetivo examinar a eficácia do Processo Hoffman. Em um âmbito pragmático, Windhausen preocupou-se também com os regulamentos de garantia de qualidade das leis alemães sobre saúde, que exigem estudos de eficácia para que programas específicos sejam legalmente aceitos como modalidades de tratamento para o público em geral. Sua dissertação é, portanto, um empreendimento profissional, legal e escolástico. A Dra. Windhausen enumerou um certo número de hipóteses, incluindo a de que os efeitos do Processo Hoffman são maiores e mais estáveis do que os obtidos com um grupo de controle de terapia clínica durante três meses. Suas hipóteses previam uma redução de sintomas básicos, tal como depressão, aumento da convicção do valor próprio pelo indivíduo, de auto-aceitação, de autoconfiança, bem como aumentos no desenvolvimento da capacidade emocional. Os métodos que utilizou incluíram o uso do SCL-90-R traduzido com 56 participantes no grupo experimental e 22 no grupo clínico. Esses testes foram repetidos, imediatamente, após a participação do primeiro grupo no Processo Hoffman, e novamente a intervalos de três e seis meses.
Os resultados do estudo Windhausen foram muito sólidos. Medições revelaram mudanças importantes ocorridas no período de um ano. Entre as muitas mudanças documentadas, por exemplo, as pontuações em uma escala de conceito do ser subiram, de forma significativa, e permaneceram estáveis, como ocorreu também com a solução de problemas, relacionamentos, reconhecimento do próprio valor e escalas de julgamento. A sintomatologia negativa da linha de base caiu bastante e permaneceu mais baixa com o passar do tempo. No todo, as mudanças no grupo do Processo Hoffman foram especialmente maiores do que as mudanças no grupo de controle clínico, estudado durante três meses. Windhausen (1997) concluiu que o Processo Hoffman da Quadrinidade é altamente eficaz e que as mudanças são positivas, estáveis e de longo prazo.
Em seguida à conclusão dessa sinopse, informei ao Hoffman Institute que embora essa pesquisa de dissertação contivesse dados muito importantes e significativos sobre grupos clínicos diferentes, eu queria examinar mudanças ocorridas nos participantes do Processo Hoffman e compará-las com um grupo de controle composto de pessoas prestes a se submeterem ao Processo. Esse estudo deverá ser ampliado também por um período de, pelo menos, um ano e não apenas seis meses. A partir dessa perspectiva, novas idéias de pesquisa foram estimuladas.