Descrição

O Processo Hoffman tem a duração de 7 dias; geralmente inicia e termina nos sábados. É vivenciado num confortável hotel localizado fora da cidade em paisagem bucólica e aprazível.

O que é o Processo Hoffman?

É um curso intensivo de autoconhecimento e auto-aprimoramento (portanto transformação) que tem como objetivo a integração harmônica dos quatro aspectos do ser (a quadrinidade): Emoção, Intelecto, Espírito e Corpo Físico. Criado em 1967 por Bob Hoffman nos EUA, é aplicado em 14 países por profissionais qualificados filiados à Hoffman Institute International.

Robert Hoffman (1921-1997)

Bob Hoffman
Bob Hoffman

Bob Hoffman foi o fundador do Processo Hoffman. Conhecido pela sua capacidade intuitiva incomum, ele era um homem talentoso e generoso, dedicado a despertar as pessoas para o poder magnífico e brilhante do amor que habita cada um de nós. Ele acreditava que o amor incondicional era um direito de nascença de todos os seres humanos. Ele fixou a sua profunda e elegantemente simples teoria da Síndrome do Amor Negativo neste aprendizado experiencial poderoso conhecido como o Processo Hoffman.

Quais os motivos que levam as pessoas ao Processo?

Busca de autoconhecimento e auto-aprimoramento (transformação), depressão, medos, insegurança, ansiedade, doenças, vícios, problemas sexuais, problemas profissionais e de relacionamento com dinheiro, repetição involuntária de comportamentos destrutivos, desejo de transformar positivamente relacionamentos afetivos com pais, irmãos, marido, esposa, filhos, amantes, amigos, chefes, colegas de trabalho e outros.

Em que consiste o trabalho?

Combinação de técnicas terapêuticas como relaxamento, regressões, catarses emocionais, meditações, mantras e, principalmente, viagens mentais dirigidas. Com duração de 7 dias, integralmente vividos num hotel, a experiência é basicamente individual e nenhum segredo dos participantes é exposto.

Quem participa?

Totalmente estruturado e atualizado por profissionais especializados e dirigido por Clarita Maia, uma das mais antigas profissionais especializadas e treinada pelo criador desse trabalho, o Processo é indicado para pessoas de todas as idades, a partir de 13 anos, e todos os níveis intelectuais e culturais. Entre elas, estudantes, donas de casa, profissionais liberais e/ou autônomos, religiosos, empresários e seus auxiliares e empregados, artistas, políticos, pecuaristas e outros. A dirigente do trabalho é chamada de professora porque as técnicas do Processo são ensinadas, possibilitando que o aluno se torne seu próprio professor.

Com que conceitos trabalha o Processo?

O Processo trabalha com dois conceitos básicos: Programação e Amor Negativo. Programação é a imitação ou a rebelião a comportamentos positivos e negativos dos pais biológicos e pais substitutos (pessoas que tenham influenciado na educação do aluno). Na tentativa de preencher a carência de amor incondicional na infância, a criança adota inclusive as negatividades dos pais. O Amor Negativo é, portanto, a adoção dos comportamentos negativos dos pais. As crianças adotam essa negatividade e, quando adultos, a repetem de forma automática e compulsiva, limitando assim, a sua capacidade de amar. O Amor Negativo influencia os quatro aspectos do ser: Emocionalmente, faz com que o adulto carregue dentro de si uma criança emocional negativamente programada, reagindo de forma infantil, sem maturidade ou equilíbrio, repetindo padrões automática e compulsivamente. Intelectualmente, a programação impõe limites, prendendo a pessoa a valores efêmeros, preconceitos, moralismos, estreiteza mental, sensação de saber tudo e não haver espaço para aprender ou de não poder saber nada. A programação faz com que o Espírito – também chamado de essência, alma, eu superior – não possa exercer sua função de conexão com o Cosmos, intuição profunda, presença e verdadeiros valores atemporais e indestrutíveis. O Processo, no entanto, não trabalha com qualquer tendência religiosa. No Corpo Físico, a programação provoca acúmulo de tensões, complexos, vergonhas, problemas sexuais e, muitas vezes, doenças psicossomáticas criadas a partir do enorme conflito interno entre as emoções e os pensamentos. Considerando a determinante influência da infância na formação da personalidade adulta, o Processo propõe ao aluno revisar toda a sua vida, renascer e retomá-la de forma muito mais construtiva.